domingo, 19 de setembro de 2010

As farinhas do mesmo saco


A edição 2010 do Video Music Awards seguiu o formato consagrado de musicais misturado com piadinhas e personalidades aclamadas pelo público americano. Algo, que vale ressaltar, já foi copiado até por "Oscars" e "Emmys" da vida. Sob o comando da comediante Chelsea Handler, primeira mulher a assumir o VMA desde 1994, período em que, segundo ela, "Justin Timberlake estava noClube do Mickey e fingia que não estava transando com Britney Spears", a tirada da vez foi "zoar" com novos nomes da música, incluindo aí Justin Bieber e Taylor Swift.

O rapper Eminem abriu a premiação, mostrando que o rap/hip-hop continua forte, mesmo com o apelo pop de Lady Gaga e Katy Perry, que voltaram a reinar nas paradas americanas. Dividiu o palco ainda com a sensação musical Rihanna, um tanto exagerada com um cabelo vermelho estilo Ronald McDonald e um vestido branco meio dama de honra.

Conferimos o retorno de Lindsay Lohan à TV, após um conturbado período em que apenas seus escândalos ganham destaque nas páginas de jornais.

O primeiro prêmio foi oferecido pelo melhor videoclipe feminino, que era óbvio, deu Bad Romance, de Lady Gaga, cujas imagens já estão no museu histórico da música pop e cujo refrão gruda que nem chiclete. A cantora, conhecida por suas esquisitices e extravagância até deu uma choradinha no palco.

Durante a noite, fizeram ainda apresentações musicais da country Taylor Swift - cuja performance teria sido mais emocionante se Kanye West roubasse seu microfone -, o rapper Drake ao lado de Mary J. Blige, uma antiga veterana e surpresa agradável, Linkin Park, Hayley Williams, do Paramore, Bruno Mars e B.o.B, traduzindo, Bobby Ray.

No final da noite, Bieber levou o prêmio de melhor artista revelação e Lady Gaga ganhou a maior honra, com o melhor videoclipe do ano, por Bad Romance (o terceiro da mesma canção). Voltou, agora, com um terceiro look, uma mistura de carnes (isso mesmo, carnes) com uma bota no mesmo tom, além de jóias pesadas. E, como todos esperavam, lançou o nome do seu novo disco: Born This Way, além de ter dado uma palinha para seus ansiosos fãs.

Finalizada a premiação, Kanye West voltou com tudo numa apresentação cujo maior truque foi usar um terno vermelho apoiado ao fundo branco de luzes e leds. No estilo de Usher, escondeu boa parte de seu talento em efeitos surpreendentes. Esse, aliás, é o grande problema do Video Music Awards, que tenta enganar a falta de ousadia da indústria fonográfica em efeitos modernos.


Confira a lista completa dos vencedores do VMA 2010

Categorias principais:

Clipe do Ano: Lady Gaga, com Bad Romance
Melhor Clipe Feminino: Lady Gaga, com Bad Romance
Melhor Clipe Masculino: Eminem, com Not Afraid
Artista Revelação: Justin Bieber
Melhor Clipe de Pop: Lady Gaga, com Bad Romance
Melhor Clipe de Rock: 30 Seconds To Mars, com Kings and Queens
Melhor Clipe de Hip-Hop: Eminem, com Not Afraid
Melhor Colaboração: Lady Gaga e Beyoncé, com Telephone
Melhor Clipe Dançante: Lady Gaga, com Bad Romance

Categorias técnicas:

Melhor Coreografia: Lady Gaga, com Bad Romance
Vídeo Revelação: The Black Keys, com Tighten Up
Melhor Clipe com Efeitos Especiais: Muse, Uprising
Melhor Direção de Arte: Florence + the Machine, por Dog Days Are Over
Melhor Edição: Lady Gaga, com Bad Romance
Melhor Direção: Lady Gaga, com Bad Romance
Melhor Cinematografia: Jay-Z & Alicia Keys, com Empire State of Mind

Vmb – Se é Brasil, tem que imitar

Se o VMA foi da Lady Gaga, o VMB foi do Restart. A banda de “happy rock” levou cinco estatuetas na premiação da MTV Brasil, no Credicard Hall em São Paulo.

O Restart venceu em todas as categorias em que foi indicado: Artista do ano, Clipe do ano, Revelação, Hit do ano e Pop.


O NX Zero levou o “cachorro” de Show, e o cantor paulistano Thiago Pethit foi a Aposta. Nas categorias de estilos musicais, Pitty foi a vencedora do prêmio Rock, MPB foi para Diogo Nogueira, MV Bill levou o Rap e o melhor artista de Música Eletrônica foi Boss in Drama.


Já virou costume a Mtv pegar essas bandas modinhas e dar a elas todos os prêmios. Foi assim com Nx zero, Fresno e agora Res bla bla bla.

Também foram premiados Justin Bieber, como Artista Internacional e School of Seven Bells como Aposta Internacional.


Além das categorias musicais, o Video Music Brasil escolheu o Game do Ano (Super Mario Galaxy 2),Webstar (Felipe Neto) e Webhit ("Justin Biba").