Parece que o mundo musical encontrou uma nova maneira de fazer suas músicas fazerem sucesso e/ou durarem mais. E que parecia uma proposta bem simples acabou se tornando algo natural e até necessário para garantir um melhor desempenho da música.
A onda do remix feat parceria funciona assim. Um artista lança seu single (música de trabalho) e espera seu desempenho. Caso ela não atinja o esperado, o artista lança um remix da mesma. Até aí nenhuma novidade, visto que todos os single recebem remix. A diferença é que agora o remix conta com alguma participação que da uma cara totalmente nova a música, tornando-a muitas vezes superior a original. E seu efeito tem sempre sido positivo. Vamos a alguns exemplos:
Katy Perry ft Kanye West
E.T já ia bem nas paradas americanas, mas dificilmente pegaria um primeiro. A música, venhamos e convenhamos, era chatinha e por ser o 4° single já esta bem batida. O que fazer? Remix ft parceria. E foi assim que lançou um remix da música com parceria do rapper Kanye West. O remix deu uma nova roupagem a música e apesar de continuar chata para mim, ficou melhor que a original. Resultado? A música pulou direto para primeiro e lá ficou, quebrando recordes para sua dona (4° primeiro consecutivo de um mesmo álbum). Caiu na semana passada para uma música que usou a mesma estratégia e falaremos dela agora.
Rihanna feat BritneyS&M é ótima, mas carregava o mesmo peso de E.T. Já estava batida. Mas isso não a impediu ter ótimas posições na Billboard e manter uma boa estabilidade nela. Mas era pouco. Todos queria um desejado 1 lugar. O que fazer? Remix feat parceria. Mas Rihanna foi mais ambiciosa e chamou ninguém menos que a “eterna” princesa do pop, Britney Spears. Para mim a música ficou ótima e os gemidos e gaguejos de Britney só contribuíram para música. Resultado? A musica atingiu o tão sonhado 1 lugar, tirando o já mencionado E.T do topo. Triste mesmo é que não vão fazer um clip, o que seria ótimo de se ver.
O que fazer quando uma parceria não é suficiente. Chama duas ué. Foi que Britney fez. “Till the Word ends” é ótima e merecia um primeiro há muito tempo. Talvez por isso resolveram pegar pesado e chamar duas influentes artista. Ke$ha, que apesar de não possuir qualquer qualidade musical, é uma ótima fazedora de hits, inclusive foi ela que escreveu “Till the word ends” para Britney, e Nicki é reconhecida internacionalmente, além de ser uma excelente artista. Resultado? Sinceramente, eu não gostei da versão remix. Prefiro a original. Quanto ao 1 lugar ainda é cedo para falar, pois a música foi lançada recentemente. Mas com certeza ela subira muitos degraus.
O que vem por aí?
Parece que essa história remix ft parceria ainda vai dar muito que falr. Recentemente surgiram rumores que Shakira faria participação que Jlo em um remix para seu Novo Single, Rabioasa e até que Britney Spears (sim, ela de novo) já estaria combinado com Katy Perry uma parceria remix para seu novo single (provavelmente “I wanna go” ).