segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Briga de gigantes: Born This Way x Hold It Against Me

As duas músicas mais esperadas do ano saíram. Valeu a espera? Eu diria que sim. Musicalmente elas parecem pertencer a mundos diferentes, apesar de ambas serem pop.



“Hold It agaisnt me” de Britney Spears foi lançada oficialmente na terça (apesar de ter sido vazada na segunda) e quebrou vários recordes. Foi a músicas mais vezes tocadas em rádios, estreou direto em 1° na maior parada do mundo (a Billboard) e ganhou o respeito dos críticos. A música foi claramente feita para as pistas de danças, possui uma letra fácil e um refrão “bom” de se ouvir. Dispensaram os auto tunes (nem tanto), o que deixou a voz dela mais “natural”. A letra não foge do que vemos por aí em outras artistas, mas o diferencial está na qualidade da música. O refrão, os efeitos, o Stop break, tudo soa natural. Em meio a tanto lixo que se tem lançado com o nome de música, “Hold It against me” consegue se destacar e conseguir seu espaço.




Lady Gaga foi o nome de 2010. Quando anunciou, no Vma de 2010, que seu single estava próximo e se chamaria “Born this way”, o mundo pop foi a loucura. Amantes e Haters esperaram ansiosamente pelo dia 11/02/11. A própria Gaga gerou expectativa dizendo que essa seria sua melhor música e o novo hino pop. A música lançou e em um dia quebrou os recordes de “Hiam”. Mas então veio as comparações com a anciã do Pop. Vou deixar clara a minha opinião afirmando que não acho “Btw” parecido com “Express yourself” da Madonna. O fato de ambas falarem durante a música não a torna um plágio. Dessa forma, todas as músicas seriam cópias de outras músicas. A própria “express yourself” é uma cópia da música “respect yourself” da banda Staple Singers. Mas como naquela época a mídia não existia, é como se tudo que Madonna tivesse feito fosse original e tudo que veio depois se tornou cópia. Madonna copiou e copiou muito de artistas que não eram conhecidos. Mas não vou me prender a isso, que não vem ao caso. O fato é que “Born this way” é indescritível. É uma musica que você senta no sofá e escuta para relaxar ou dança sem parar na balada. Soa como algo dos anos 90, mas ao mesmo tempo tão moderna. Madonna, mesmo sem eu gostar, é rainha de pop por tudo que ela fez ao gênero e apesar de dizerem que Katy Perry, Rihanna , Britney, entre outras, são a nova rainha, enquanto Madonna existir, isso não ocorrerá. Mas se Madonna morresse hoje (não estou desejando isso), esse trono seria de Lady Gaga.

Quesito letra

“Hold It against me” é igual a qualquer outra música pop e peca por isso. “Born this way” fala sobre você ser você mesmo, denuncia a homofobia com uma letra profunda. Em meio a músicas que se baseiam em colocar glitter nos seus olhos escovar seus dentes com uma garrafa de Jack, “born this way” foge bem disso. Ponto para Gaga.

Quesito sonoridade

Btw soa estranha no inicio. É preciso escutar algumas vezes para gostar ou entender. Hiam é viciante desde da primeira vez. Ponto para Britney

Quesito qualidade

Seria injusto predizer um vencedor. As duas, para suas propostas, são igualmente boas. Empate.

Quesito Longitividade

“Hiam” empolga de cara, mas enjoa com o tempo. Btw soa estranho, mas logo lhe cativa. Provavelmente tocará até 2012 e será lembrado por anos (a exemplo de Bad Romance).

Veredito

Na briga de gigantes, parece que Gaga saiu na frente. Recetemente ganhou 3 grammys com um cd relançado (fame monster). Imagine o estrago que fará com esse? Sem contar que no quesito divulgação, gaga sempre sabe o que fazer. Faz mais de 1 mês que “Hiam” foi lançada e não tivemos se quer uma apresentação ou clip. “Btw” já apareceu no Grammy e com certeza não parará por aí!!!