sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Crítica: Resident Evil: Afterlife



Ta, quando vi que a tradução do filme no Brasil iria ser Resident Evil 4: O recomeço, já comecei a desconfiar do que vinha pela frente, mas desta vez parece que eles acertaram, pois, o recomeço, se encaixa perfeitamente na proposta do filme.

O filme começa corrigindo seu pior erro. Para nós, que jogamos os jogos, já ficamos indignados com a falta de nexo nos filmes, mas o ápice foi ter dado aqueles poderes surreais para a personagem principal. Poderes esses que nem ela mesma às vezes suporta. Ela que pode matar quem ela quiser só piscando os olhos, prefere perder cerca de 10 minutos lutando e atirando como uma mera mortal. Tudo claro para nos impressionar com seus efeitos em 3D, que diga-se de passagem, é o melhor que o filme tem a oferecer. Depois de tanta esculhambação com os filmes, o diretor resolve que chegou a hora de tentar voltar as origens, matando assim não só todos os clones como de quebra tornou nossa heroína em humana novamente. Será que finalmente veríamos um filme digno do que foi o 1? Não se iluda.

Cuidado, contém Spoilers

O enredo é medíocre, os atores não tem carisma (Milla Jovovich parece piorar a cada filme). Pelo menos nossa eterna Claire voltou a ser ruiva e Crhris deu o ar da sua graça. O filme que deveria ser baseado no jogo que preza pelo seu suspense e pelo seu instinto de sobrevivência, parece que se baseio nos filmes Matrix. Balas voando em câmera lenta, golpes sensacionais, personagens desafiando a gravidade e outros efeitos dignos de um filme de ação. O problema é que a série não pertence a esse gênero. Outra coisa bizonha é o monstro que aparece no filme. Ele pertence ao jogo, mas simplesmente aparece do nado. Pelo menos ele nos deu uma ótima seqüência de ação.

A introdução do vilão Wesker é outro ponto positiva, apesar de ele lembrar muito o agente Smith (olha matrix denovo). O grande problema do filme é como as coisas acontecem. A história não é interessante e se não fosse as inúmeras cenas de ações e o excelente 3D(um dos melhores, diga-se de passagem), daria para tirar um cochilo. A incompetência do diretor é tão grande que ele consegui estragar uma das melhores surpresa do filme(conto mais embaixo).

Eles, para variar, deram um gancho para um quinto filmes, mas eles vão ter que repensar na história. Personagens eles tem. E história também. Que pelo menos, se eles quiserem criar algo, que eles peguem a essência da série. O filme é bom? Não. Recomendo assistir? Sim. Se você não é fã dos jogos, você provavelmente não vai se importar com esses defeitos e gostará do filme. Se você, assim como eu, gosta dos jogos, você vai assistir nem que seja para criticar. Se puder assistir em 3D, veja. Disso você não vai se arrepender.

Super Spoiler

Depois dos créditos tem uma cena extra. Uma mulher aparece. O problema é que a maioria das pessoas(inclusive eu) não a reconheceu, mas trata-se de Jill Valentine (do 2 filme). Agora porque ela estava de cabelos compridos, só Deus sabe.

!!!


Um comentário: